quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ku Klux Klan

Tudo começou com uma brincadeira: uma região devastada pela Guerra da Secessão, desemprego e fome e alguns jovens da confederação sulista que se separou da união se reuniram e formaram uma associação para comemorar a fraternidade das armas e lutar contra as condições em que ficaram as regiões do sul dos Estados Unidos. Criaram um uniforme padrão para todos os membros (veja fotos) e, como todas as associações da época, a batizaram com um nome esquisito Ku Klux Klan, cujo significado continua um mistério. Aparentemente o nome veio do grego "kuklos" que significa círculo e "Klan" seria da origem dos fundadores: escocesa e significaria clã.
A Ku Klux Klan surgiu com o objetivo de impedir a integração dos negros como homens livres com direitos adquiridos e garantidos por lei após a abolição da escravidão. Como sociedade secreta racista e terrorista, a Ku-Klux-Klan, era presidida por um Grande Sacerdote. O traço característico de seus membros era o uso de capuzes cônicos e longos mantos brancos, destinados a impedir o reconhecimento de quem os usava. A intimação contra os negros atingia também em menor escala judeus, católicos, hispânicos e qualquer forasteiro que se posicionasse de forma contrária aos interesses da aristocracia sulista. A prática de terror dava-se desde desfiles seguidos por paradas com manifestações racistas, até linchamentos, espancamentos e assassinatos, passando ainda por incêndios de imóveis e destruição de colheita. Proibida em 1877, em decorrência de seus atentados racistas, a Ku-Klux-Klan foi reorganizada em Atlanta, tornando-se um numeroso grupo de pressão com cerca de 1 milhão de membros em 1922, que saiam à noite se divertindo aterrorizando os negros. Destaca-se na luta contra o racismo os líderes negros como Martim Luther King e Malcom X, além de organizações como os Panteras Negras. Luther King era uma espécie de politico, que tentava mediar a situação entre brancos e negros, enquanto Malcom X e os Panteras negras, agiam com bastante violência. Tanto Luther como Malcom foram brutalmente assassinados.
Atualmente nos Estados Unidos ainda existe este preconceito racial contra os negros, com organizações como os "White Power" e os "WASP", apesar do intenso combate do governo americano e com um negro (Obama) na presidência, espera-se acabar com esta segregação racial. Mas, os negros já conseguiram muitas conquistas como: freqüentar escolas públicas ( a primeira aluna a freqüentar uma escola para brancos no sul só ocorreu em 1964), a mistura entre os bairros: de brancos com negros, de assentos em ônibus, etc.
Ruby Bridges, a primeira aluna negra a freqüentar uma escola de brancos, no sul dos Estados Unidos em 1964, precisou ser escoltadas por policiais.
Para saber mais:
Reportagem UOL Ku klux Klan

0 comentários:

Postar um comentário