quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O ataque nuclear



No dia 06 de agosto de 1945, exatamente as 8:15 horário local, o Japão mais precisamente a cidade de Hiroshima, fora bombardeada por uma arma nova e extremamente poderosa: a bomba atômica!!!
Os responsáveis pelo ataque foram  os Estados Unidos, potência que mostraria seu poderio militar para o  mundo, que se tornaria a maior potência mundial. Mas, a que preço? Milhares de pessoas morreram nesse ataque, aproximadamente 100 mil japoneses foram aniquilados instantaneamente, enquanto outros100 mil morreriam pelos efeitos devastadores da nova arma ( chuva ácida, radiação, doenças, etc). Era mesmo necessário este tipo de ataque (nuclear), para que os japoneses capitulassem? Ou seria uma pequena amostra para o mundo,  em especial a URSS, futuro adversário dos EUA na Guerra Fria? Bem, vejamos as circunstâncias em que o ataque ocorreu.
A guerra estava chegando ao fim, depois de seis anos  de sofrimento (1939-1945) e tratamentos desumanos praticados pelos nazistas aos judeus (Holocausto), como deportações, assassinatos e  extermínios em massa. A Alemanha de Hitler já estava derrotada ( se entregou oficialmente em 07 de maio de 1945), juntamente com a Itália, que se entregou após a captura e execução de Benito Mussolini (líder italiano), países que formavam, o Eixo       ( aliança política e militar formada por esses dois países e o Japão). Restava apenas os japoneses na guerra, a União Soviética havia declarado guerra, juntando-se aos EUA, Inglaterra, França, e mais de cem nações em todo o mundo. Então, que chances tinha o Japão para virar a mesa na guerra?
O ataque nuclear eram mesmo necessário? Três dias depois ( 09 de agosto de 1945), seria a vez de Nagasaki sofrer um ataque com bomba atômica, desta vez mais de 40 mil japoneses morreriam instantaneamente! Vale lembrar que estas duas cidades não tinham sido bombardeadas nenhuma  única vez... Seria então uma amostra do poderio militar americano para aqueles que queriam desafiar o seu controle do mundo? Os americanos sabiam que as chances de uma virada japonesa era praticamente impossível, dada as circunstâncias que  já citei. Vou deixar esta pergunta em aberto, tirem suas próprias conclusões...
Logo abaixo o link do filme Gen Pés descalços, produção japonesa que retrata a vida de um sobrevivente do ataque de Hiroshima.

0 comentários:

Postar um comentário